Agrupamento de Escolas de Santo Antonio

“Todas as culturas são válidas e a existência constrói-se na diferença”. Malinowski

O Agrupamento de Escolas de Santo António situa-se em Portugal, no concelho do Barreiro, é constituido por 7 estabelecimentos de ensino, desde a educação pré-escolar, até à educação e formação de adultos. É uma Escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritário), com um número elevado de casos de pobreza extrema e de níveis sócioeconómicos baixos que se vão detetando nesta comunidade composta por 25 diferentes nacionalidades, a maioria proveniente de familias imigrantes de países Africanos, e um grande número de crianças de etnia cigana. Assim sendo, o agrupamento pretende ser uma referência, para os alunos e respectivas famílias, e um promotor do sucesso académico, profissional e a formação integral do aluno, sustentados nas competências do século XXI, demonstrando que, neste cenário da diferença é possivel trabalhar tendo como pioridade a escola para todos e com todos.

Manifesto Digital

Com a pandemia da COVID-19, o Agrupamento sentiu necessidade de organizar um plano ao nível tecnológico, de forma a construir uma ponte entre a Escola e a Família. Reconhecendo que uma boa comunicação entre a escola e a familia é um elemento chave para o sucesso do processo educativo da criança, este agrupamento tem vindo a desenvolver um projeto denominado “Da família à Escola-uma janela para o futuro». Este projeto visa, numa primeira fase, formar docentes na área da Literacia digital, não só para que estes fiquem mais habilitados a trabalhar com as crianças, mas também para que estes, numa segunda fase, possam formar famílias e torná-las aptas a utilizar diversos recursos digitais que lhes permitam acompanhar de perto a vida educativa dos seus filhos, e manter uma relação próxima com a Escola, promovendo competências digitais em todos os setores da comunidade educativa.

Como Trabalhamos

No processo de comunicação entre a Escola e as Famílias no Jardim de Infância, desenvolvemos algumas estratégias de intervenção para os profissionais e famílias: a construção de módulos de formação para docentes na área da capacitação digital; a construção de módulos de formação para famílias com recurso a ferramentas digitais; a utilização de plataformas digitais para a comunicação Escola- família; a construção de ateliers digitais para as crianças, desenvolvidos em ambientes desafiantes, onde se previlegiou a pedagogia aliada à tecnologia.

Os nossos parceiros

Na área de desenvolvimento pessoal e social participámos em vários projetos com diversos parceiros, nomeadamente: o Ministério da Educação; o Alto Comissariado para as Migrações, o Projeto Escolhas ; Associação Bandeira Azul da Europa (programa Eco-Escolas); Projeto Bairros vulneráveis, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia; o Centro de Formação de Professores dos concelhos do Barreiro e Moita, o GISP (Gabinete de Intervenção Social e Psicológica) e a Associação de Pais, que tem um papel fundamental na relação entre a escola e a Família.

INCLUD-ED

Comunidades de Aprendizagem – Projeto INCLUD-ED Este projeto assenta no princípio da aprendizagem dialógica através do diálogo igualitário e visa a construção de uma escola com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e articulação com a família e a comunidade, com base em Ações Educativas de Sucesso (SES), que promovem a transformação social e educacional. O seu principal objetivo é alcançar o sucesso académico e também a convivência e coesão social. No Ensino@Distancia, foram desenvolvidos AES: Formação Familiar e Tertúlias Dialógicas, Artísticas, Literárias e Musicais, visando melhorar as competências e a sensibilização dos adultos que convivem diariamente com as crianças, tendo assim um impacto relevante na aprendizagem dos seus filhos. As Tertúlias Dialógicas (Artísticas, Literárias e Musicais) permitem às crianças contactar, observar, ouvir e debater, através do diálogo igualitário, obras que representam as melhores criações da Humanidade. O contato com a arte permite ampliar o conhecimento artístico, bem como compreender e refletir sobre questões cruciais da Humanidade, ao mesmo tempo em que fortalece vínculos, gera empatia e favorece a convivência social.

REEI

O Programa REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AKF). Tem como finalidade promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as crianças e jovens da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas. No âmbito desta iniciativa, procurámos incentivar a interação e aproximação entre todos assegurando o desenvolvimento de práticas educativas que valorizem a cultura e a diversidade. Neste sentido, foram desenvolvidas atividades que promoveram a utilização da ferramenta digital Stop Motion. Sendo uma ferramenta digital acessivel, que pode ser utilizada autonomamente pela criança, a utilização da Stop Motion, permite o desenvolvimento de ações que envolvem todos no processo de construção da aprendizagem já que permite que a(s) criança (s) possam realizar filmes online e offline, que possam realizar filmes em conjunto com a sua família, dando competências a estes para refletir sobre as suas práticas em casa, estimular competências e a auto-estima das famílias na área da Literacia digital, aumentando a comunicação e colaboração entre escolas e famílias, tornando-se sempre um elemento inclusivo entre ambas.


Onde nos pode encontrar:

Morada do Agrupamento (AESA)
EB 2/3 Com Secundário de Santo António Rua António Aleixo 2835- 511 Santo António da Charneca
Telefone: +351 212150072
E-mail : info@escolasdestantonio.edu.pt